31Out

Manutenção de Elevador Comercial

Presente em quase em todos os prédios com mais de um andar, os elevadores atualmente são quase que indispensáveis.

Eles trazem facilidade, comodidade e o mais importante acessibilidade a prédios residenciais e comerciais. Porém, é nos comerciais que eles se tornam mais úteis, em decorrência do grande número de pessoas que passam por estes lugares, estas querem agilidade e facilidade para se locomover.

É por isto que empresas precisam estar sempre realizando a manutenção de elevadores comerciais, já que estes possuem um uso muito maior que os residenciais, por exemplo.

Quer conhecer um pouco mais sobre este tipo de elevador, abaixo iremos falar mais sobre este tipo de equipamento e suas características.

O uso de elevadores comerciais

O uso de elevadores comerciais é bem versátil, podendo ser usado desde em um shopping até um complexo de salas para alugar. Como o seu uso é maior, este tipo de elevador tende a ser mais econômico no uso de energia elétrica, desta forma não há prejuízo para a empresa.

Eles podem ser bem variados quando a estética, desde os modelos fechados até os panorâmicos com vista. A maioria dos elevadores comerciais são confeccionadas em aço inoxidável escovado, o que gera maior elegância ao equipamento.

É sempre necessário realizar a Manutenção de elevadores comerciais, já que estes são utilizados diariamente e constantemente.

Aproveite e acesse nosso outro artigo: Quanto custa um elevador?

Característica de um elevador comercial

Ao contrário dos modelos industriais que possuem as mais diversas características para se encaixar no uso da indústria, os elevadores comerciais possuem algumas características básicas.

Algumas dessas características são:
- Peso mínima suportado de 600 quilos;
- Porta automática;
- A velocidade pode chegar até 150 m por minuto min.
- A cabine teve possuir a medida mínima de 1100 mm x 1400 mm, de acordo com normas técnicas para acessibilidade.

Claro, estas são apenas algumas características básicas, já que alguns modelos de elevadores comerciais podem ser maiores e suportarem mais peso.

Um geral é a porta automática, que é fundamental para trazer mais segurança e não prender a mão de ninguém. Como forma de manter este equipamento sempre funcionando perfeitamente é realizar a manutenção preventiva de elevador comercial.

Além de possibilitar que o equipamento funcione sem erro, este tipo de manutenção também serve para manter o consumo de energia baixo.

Sistema de contrapeso

A maioria dos elevadores comerciais utiliza o sistema de contrapeso para o funcionamento, sendo este um dos mais econômicos. Também, este sistema possui uma manutenção corretiva de elevador comercial bem mais em conta.

No sistema de contrapeso há uma estrutura metálica preenchida com algum material pesado, que quando acionado o elevador, ela sobre ou desce, para realizar o trajeto do equipamento.

Quer conhecer mais sobre o funcionamento de um elevador? Veja tambem nosso artigo onde explicamos O que é contrapeso de um elevador?

Versátil

Este tipo de elevador, além de ser encontrado nas mais variadas aparências estéticas é bem versátil quando a escolha do tamanho.

Você por exemplo, já pode ter andado em um elevador comercial espaçoso, mas também em um compacto. O importante apenas é sempre realizar a manutenção destes equipamentos, já que seu uso é maior, para manter o bom funcionamento e a economia de energia.

Deixe seu comentário