02Nov

Manutenção de Elevador Industrial

O princípio de um elevador é mais antigo do que imaginamos, onde civilizações mais antigas já usavam uma espécie deste equipamento rudimentar para facilitar o transporte de materiais pesados para altas altitudes.

Nos dias atuais, os elevadores estão presentes nas mais diversas ocasiões do nosso dia a dia, seja para se locomover mais rapidamente de um andar para outro, como também para uso em indústrias. É no uso em industrial que o elevador se faz mais útil, já que através deste que conseguimos transportar quantidade de peso absurda a altas altitudes.

Equipamentos indústrias podem até mesmo suportar 20 toneladas, o que faz com que a manutenção de elevadores industriais se torne uma necessidade periódica para manter essa qualidade.

Como esses elevadores são utilizados no ramo industrial

O elevador industrial foi idealizado como forma de trazer mais segurança e facilidade ao transporte de cargas pesadas. Isso fez com que a indústria pudesse se desenvolver mais, já que este equipamento tornou o processo de transporte dentro das mesmas, muito mais rápido.

O sistema que comanda este tipo de elevador pode ser de dois tipos, os elétricos e o mais utilizado o hidráulico. Com uma Manutenção de elevadores industriais mais economia e menos necessários, o modelo hidráulico é também o que suporta mais peso e produz menos ruído.

Este tipo de equipamento é utilizado nos mais diversos setores industriais, como fábricas armazéns, supermercados, onde este tipo de elevador pode ser bem versátil, com modelos que aguenta de 2 até 20 toneladas. Há no mercado atualmente mais de um tipo de elevador industrial, cada um para uma necessidade e aplicação diferente.

Quer conhecer mais sobre o funcionamento de um elevador? Veja tambem nosso artigo onde explicamos O que é contrapeso de um elevador?

Tipos de elevadores industriais

Usar o termo elevador industrial é bem genérico, já que estes podem se nós encontrar mais diversos modelos e aplicações. Um dos principais e mais utilizados são só hidráulicos, em decorrência da sua força e economia de energia.

Eles possuem um uso bem diverso na indústria, sendo utilizados na indústria automotiva, como em locais que exigem a elevação de maquinas pesadas. Com uma Manutenção preventiva de elevadores industrial do tipo hidráulico, é possível ter um bom aproveitamento por mais tempo destes equipamentos.

Outro tipo de elevador industrial que você já deve ter visto é o automotivo, aqueles encontrados bem facilmente em oficinas. Também, se engana quem pensa que os elevadores utilizados em shoppings não se enquadram no quesito industrial.

Estes apenas são mais delicados em aparência, mas shopping e outros tipos de prédios comerciais também se encaixam como setores industriais.

Manutenção corretiva de elevador industrial

A manutenção do elevador deve sempre ser realizada por uma empresa capacitada e autorizada a realizar este tipo de serviço. Como são usados com mais frequência é normal que os elevadores de uso industrial necessitem de uma atenção especial na manutenção.

A manutenção preventiva é fundamental para evitar a corretiva, já que peças de reposição podem possuir um valor bem elevado. Outro motivo que pode levar um elevador industrial a passar por um processo deste é a necessidade de modernizá-lo ou caso ele esteja apresentando defeitos constantemente.

Deixe seu comentário